A comunicação humana começou com os homens das cavernas através de gestos, posturas, gritos e grunhidos. Depois comunicavam-se através de desenhos feitos nas cavernas .Após surge a fala e muitos anos depois a escrita . A comunicação foi evoluindo muito lentamente. Em nossa região (Noroeste do RS) a comunicação ocorria através de um mensageiro (homem à cavalo) que era responsável por repassar as noticias os acontecimentos e até os falecimentos a população. Mais tarde com a chegada do radio à pilha e anos mais tarde da televisão ,a comunicação melhorou muito. Em oito de julho de 1971, em Santa Rosa/RS surgiu o primeiro jornal da região, o Jornal Noroeste. O jornal foi criado com o propósito de contar histórias da comunidade, relatos, anseios e buscando a modernidade.O jornal exista até hoje . Os meios de comunicação foram evoluindo até os dias de hoje com os computadores e a internet. Hoje os meios de comunicação interferem na vida cotidiana e na organização das atividades humanas.
EDUCAÇÃO
No passado a religião tinha grande domínio sobre a educação, pois os primeiros educadores eram escolhidos por ela. A escola era só para a elite e apenas depois da Revolução Industrial que a educação passou a se estender ao povo. Na época os professores recebiam uma cartilha, que tinham que seguir a risca, e na qual tinha apenas as disciplinas de português e matemática, pois o importante era o aluno saber ler e fazer as quatro operações da matemática. Os alunos usavam uma lousa (quadro) para escrever e tinham que escrever até que a lousa estivesse cheia e após apagar para escrever de novo. Após vieram os cadernos para facilitar a vida do aluno. A educação era baseada em castigos e repreensões. O aluno só ouvia,
”não
sabia nada
” e o professor era dono da verdade sem poder ser questionado.
Apartir da década de 80 a educação começa a mudar dando lugar para o aluno se expressar e o professor procura formar-se.
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Hoje os meios de comunicação fazem parte do nosso dia-a-dia: refletem e reinventam o modo de pensar e agir. É impossível nos dias atuais a escola deixar de usar os meios de comunicação em sala de aula, pois só assim podemos democratizar o acesso do público à informação, à cultura e à cidadania. A escola pode auxiliar seus alunos a tornarem-se mais críticos e analisando os meios de comunicação, suas imagens, leitura e explicando como é a realidade da sociedade. Não tendo assim os meios de comunicação como donos da verdade.
Comentários
Postar um comentário