Educação e Comunicação
Antes e Agora.
A educação ocorria de maneira mais lenta, pois não havia acesso a tantas informações, não tinha professores para cada disciplina, porem os professores eram como pais, uma autoridade que não poderia ser questionada e nem criticada, o professor era bastante respeitado perante a sociedade.
No passado a religião tinha um grande domínio sobre a educação, pois os primeiros educadores na época eram escolhidos e manipulados por ela, porem a igreja mantinha os estudos da época. A escola era só para as elites e as crianças mais simples só recebiam educação em casa e apenas depois da Revolução Industrial que a educação se estendeu ao povo.
A educação para os pais não tinha muita importância porque achavam que os filhos tinham que crescer logo para ajudar nos afazeres de casa, para eles bastava aprenderem a escrever seu nome.
Os educadores não tinham condições nem formação para educar as crianças na época, pois estes ensinavam com a cartilha que recebiam na qual contia apenas matemática e português, e deveriam seguir a risca.
Acompanhando, nas décadas de 70, 80 e 90, tanto como educadores, na escola pública e particular, como em vários cargos do magistério, o professor diante das mazelas da Escola e a precariedade da formação dos profissionais de muitos professores.
Mas tivemos a certeza ao longo dessa caminhada, de que urge uma visão na formação do professor, não apenas para o exercício técnico-pedagógico, mas para o
desempenho de um papel ativo e mais global em relação às novas mudanças no quadro de valores da sociedade.
Talvez se dedicarmos três décadas de nossas vidas ao magistério, e se optarmos pela vida universitária são certamente porque nela encontraremos condições para viver plenamente as idéias em que acreditamos e para ser transmitidos, a fim de que outros possam delas não só apesar, mas também as transformar em realidade.
Inicialmente o homem utilizou se apenas do alfabeto, que alterou sua maneira de estudar, pensamentos seguidos da tecnologia do livro, do radio, e com o passar do tempo surgiu à televisão.
Conforme a evolução do ser, o homem agora através dos seus meios de comunicação em seus dispositivos tecnológicos submete a noção do tempo e espaço, e tais modificações refletem se em todos os campos da vida cotidiana e organização das atividades humanas.
A tecnologia acompanha o desenvolvimento da sociedade ganhando sempre novos significados, num movimento constante, pois a tecnologia é um suporte de regeneração social-mundial.
Esses temas são complexos e amplos. As possibilidades de exploração e estudos das interfaces entre as duas grandes áreas de conhecimento são inesgotáveis.
Educação e Comunicação são necessidades exigidas em todos os campos em que prevalecem as relações humanas e técnicas. Mas essa demanda se reflete como referência a um mesmo tipo de Educação e de Comunicação. Existe alguma estrutura comum para a qual convergem os esforços e especificidades desses campos.
Há proximidade de fato entre educação e Comunicação. Essa aproximidade é mais ampliada ainda pela forma como ambos são requisitados no atual momento da sociedade.
Estamos vivendo num mundo onde a tecnologia da comunicação avança a cada segundo, mas nossas escolas não estão em condições de acompanhar esse processo de informatização. Além de nossos professores não estarem preparados para fazerem este uso desses objetos de comunicação, as escolas são carentes destes recursos e outros, e isso dificulta o atendimento aos nativos digitais, se essa realidade não mudar, como vai ser a Educação e a Comunicação?
Também podemos observar que a tecnologia avançou assombrosamente, deixando todos muito curiosos, as crianças dominam como se fosse um brinquedo, só que a maioria dos educadores tem dificuldades e até correm dessa tecnologia, pois não conseguem lidar com ela, e isso se torna uma barreira entre aluno e educador, mas também não podemos nós amedrontar com as máquinas, elas não mordem nem tiram pedaços, elas existem estão aí dominando o espaço, basta querer...
Podemos dizer que a relação entre Educação e a Comunicação é vista de forma diferenciada. A reflexão tem como foco as relações entre o processo comunicacional humano e o processo educacional de ensinar e aprender. Podemos analisar as possibilidades de uso dos meios digitais de comunicação e informação para ampliar e viabilizar essa relação, independentemente de espaço em que as pessoas se encontrem.
A convergência dos meios torna possível a convergência entre as pessoas para a partilha de informações se a aprendizagem, em conjunto. Estas ações já ocorrem nas Comunidades Virtuais de aprendizagem e em grupos de pesquisa. Elas se apresentam como novas formas de prática educacional mediana.
RELAÇÃO ENTRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
A educação pode evoluir cada vez mais com o auxilio da comunicação que é rica
em recursos, apenas é preciso saber usá-la em conjunto.
A educação pode se tornar mais prazerosa se for utilizado meios de comunicação como jornais, televisão, revistas, e internet como um complemento nas aulas. os meios de comunicação podem ser usados nas pesquisas,na montagem de jornais , TV sites deixando os assim mais informados e preparados para o mundo.
Toda educação faz-se através da comunicação, seja ela falada, escrita, ou gesticulada. Atraves da troca,do compartilhamento de idéias, do sentido, da transmissão e da recepção de informação, vamos construindo a nossa historia e a historia da humanidade. O que pensamos e oque somos, é resultado da nossa educação, que passa pelas nossas possibilidades de comunicação.
O trabalho permeado pelo diálogo, pela escuta é muito importante, pois a comunicação interpessoal, que se dá na constituição dos relacionamentos, imprescindível para o bom andamento da escola, porque a mesma exerce influencia no clima organizacional. As vibrações e questões individuais acabam refletindo no coletivo.
As relações na escola necessitam de linguagem compreensível para que se estabeleça o entendimento comum.
Os benefícios da EAD, é de se pode trabalhar em casa, pesquisando na horário que o aluno dispõe, ou seja a flexibilidade que a EAD oferece.
A nossa maior dificuldade de nos reunirmos, é que cada um dos componentes do grupo é de Cidade diferentes. Mas tentamos superar as dificuldades, de que cada um de nós pesquisou e concluímos nossa pesquisa.
Para vencer as dificuldades foi preciso que cada um cooperasse com o colega, ajudando nas necessidades encontradas, dentro do entendimento da dificuldade de cada um.
A EAD pode contribuir para os povos do campo, descobrindo suas necessidades, costumes, cultura, manias, para encontrar a melhor forma de ajudar a melhorar suas vidas. Planejando e construindo juntamente com as comunidades para encontrar melhorias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS MUDANÇAS QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS DA ESCRITA OFERTADA PELO COMPUTADOR E PELA INTERNET IMPRIMEM NO MEIO EDUCATIVO