AS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR


AS TECNOLOGIAS  NO CONTEXTO  ESCOLAR
AUTORAS: IVANETE FRIZZO METZ ,JULEIDE APARECIDA BAMBERG, KATIANE MARILU SCHMEIERALVES ,MARA LIA WEIRICH ,ROSANGELA CARLS
Resumo

§O presente seminário procurará demonstrar o resultado da pesquisa e análise feita sobre tecnologias digitais e não digitais e a forma como elas estão presentes no contexto escolar.
§A metodologia usada fundamentou-se em entrevistas feitas a professores, alunos e a nós mesmos, reflexão sobre o uso de tecnologias educativas digitais e não digitais pesquisa nos sites sugeridos, leitura dos textos indicados e discussão em grupo.

§A partir das atividades realizadas pode-se constatar que a maioria das escolas de nosso município já estão equipadas com um a série de tecnologias digitais e que o professor precisa se atualiza para poder acompanhar todas essas inovações,que já fazem parte do dia a dia de nossos educandos.Constatou-se , ainda , que , apesar de todos os avanços tecnológicos, as ferramentas que há tantos anos fazem parte da sala de aula,as chamadas tecnologias não digitais,podem proporcionar muitos momentos de aprendizagem.
Introdução

§A produção de tecnologias acompanha o processo evolutivo humano. Da ponta de uma lança à atual era digital, a raça humana tem feito coisas incríveis e no momento em que cada nova descoberta ou criação eram concebidas, elas inevitavelmente eram tecnologias. Nesse caminho,o que era moderno ontem,hoje já não é mais.As mudanças são cada vez mais rápidas.De certa forma,não nos é permitido ficar alheios a essas mudanças.

§Na escola não é diferente. Sabe-se que ainda falta muito a melhorar no setor da educação, mas percebe- se que, aos poucos, as salas de aula e os educadores, estão abrindo espaço às tecnologias digitais, sem abrir mão, são claro, de um conjunto de ferramentas, advindos de gerações passadas, as chamadas tecnologias não digitais, que se bem estruturadas, planejadas, perfeitamente podem andar juntas com as novas ferramentas com que nos deparamos todos os dias.
§Daí a importância de refletir como essas tecnologias, digitais ou não digitais, devem ser apropriadas para proporcionar aprendizagens significativas. Principalmente nós,futuros educadores,temos que nos preparar muito bem para compreender a realidade das escolas e de sua clientela,ou seja,os alunos que 0 nos esperam.
§O presente trabalho teve como objetivo central analisar como as tecnologias digitais e não digitais se apresentam no contexto escolar, de como alunos, educadores e futuros educadores são orientado sem suas rotinas de trabalho, estudo ou lazer, com maior ou menor intensidade, por um conjunto de tecnologias que cada vez mais dominam todos os setores e aspectos de nossa vida em sociedade.
§Procurou-se, ainda, fazer uma reflexão sobre como o processo de ensino-aprendizagem pode ser intensificado apartir do uso dessa gama de tecnologias, digitais ou não digitais, de forma planejada e orientada.

§A metodologia usada durante a investigação/pesquisa pelos componentes do grupo baseou-se na leitura dos textos sugeridos, pesquisa dos sites indicados no moodle, entrevistam com professores, alunos e nós como futuros educadores, apartir de um questionário estruturado, reflexão sobre o uso de tecnologias educativas digitais e não digitais, analisando os seus usos em sala de aula, e a socialização e análise dos resultados obtidos em encontros do grupo no Polo.

Referencial Teórico

§Na medida em que os mais diferentes povos do mundo foram criando ou incorporando a escrita, a comunicação entre as pessoas tem passado por inúmeros processos de avanço: a escrita manual, a imprensa e hoje,mais do que em qualquer outro momento da história,as tecnologias digitais vão criando novas formas de organização das sociedades, como estas se relacionam entre si e como os sujeitos se relacionam com o mundo.

Quando se analisa o contexto escolar, percebe-se que muito se tem avançado quanto a promover a inclusão digital das escolas da rede pública. Contudo,não basta ter computador e Internet em sala de aula.O professor precisa se  preparar para saber explorar pedagogicamente essas ferramentas, ou seja,o educador ao usar qualquer tecnologia,seja ela digital ou não,precisa utilizá-la de forma inovadora,transformadora e que de fato proporciona a construção do conhecimento.Além disso, o educador deve perceber as múltiplas possibilidades de exploração que oferecem as tecnologias que ele tem ao seu dispor.

§As tecnologias podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem, podem promover transformações culturais, bem como possibilitam diferentes maneiras de tratar o conhecimento e diversas fontes em relação às tecnologias digitais,os educadores precisam se familiarizar com elas para minimizar os impactos decorrentes da distinta formação que tiveram professores e alunos,pois desenvolveram habilidades tão diferentes nas formas de tratar  a informação,de se comunicar,trabalhar e viver.
§Ao mesmo tempo em que as tecnologias educacionais proporcionam facilidade, são também um desafio, na medida em que o professor precisa estar aberto ao novo e, acima de tudo, estar capacitado para saber usar o que o novo oferece e ter consciência de sua responsabilidade na formação das sociedades.

Apresentação dos resultados

§Nós como futuros educadores, ao buscarmos as respostas do questionário sobre tecnologias educativas digitais  , nos foi possível refletir sobre como determinadas tecnologias permitem trabalhar. Sejam elas digitais ou não digitais,elas se constituem como um forte subsídio em sala de aula que,se bem planejadas  e orientadas proporcionam grandes aprendizagens.Fundamental é o professor preparar o ambiente antecipadamente e buscar constante formação para conseguir explorar ao máximo de todas as ferramentas e que dispõe.
§Pesquisando alguns sites sugeridos na orientação da pesquisa foi possível perceber, com certeza, iriam fazer a diferença na aprendizagem.
§Quanto ao uso de tecnologias digitais e não digitais, constata-se algumas diferenças entre as escolas, sobretudo no que diz respeito às escolas da cidade e do campo. As escolas urbanas estão mais bem equipadas quanto a isso,ou seja,possuem sala de informática com computadores conectados à Internet,tendo um por aluno,e datashow;ospróprios alunos têm mais facilidade de acesso:em casa em lanhouse;nas escolas do campo,em nosso município uma ainda não tem Internet,e as que têm,têm um número reduzido de computadores
§Pelo fato de três componentes do grupo já serem professoras e conhecerem a realidade, pode-se destacar que a maioria deles não tem o conhecimento para o uso do computador e da Internet.
§O que é bastante evidente é o uso do celular, nas diferentes faixas etárias e condição financeira. Talvez seja a tecnologia digital mais usada.
§Em relação às tecnologias educativas não digitais, elas continuam sendo muito usadas por alunos e professores, por seu custo reduzido e, de certa forma, ainda imprescindíveis em sala de aula.

DISCUSSÕES E CONCLUSÕES DOS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS
Tecnologias não digitais
§Apesar de todos os avanços tecnológicos , entendemos que não tem como abolir as tecnologias não digitais em sala de aula.Desde o uso do lápis,borracha,régua ou algum jogo,que podem proporcionar grandes aprendizagens.
§Vários são os benefícios ao se usar tecnologias não digitais. O material dourado , por exemplo,proporciona aos alunos a transformação do abstrato ao concreto,os livros didáticos continuam tendo a sua importância nos dias atuais,se bem escolhidos e direcionados constroem grandes conhecimentos,através da leitura,interpretação e resolução de atividades;outra tecnologia interessante são as revistas,onde o alunos aprendem de maneira divertida A Produzir textos,fazer recortes,observar a gramática,etc
§Essas e tantas outras tecnologias continuam sendo um recurso barato e simples , e bastante presentes ainda em nossas escolas, mas que, ao serem usadas com criatividade, podem tirar as aulas da rotina e serem bastante prazerosas.
§Contudo, qualquer tecnologia pode trazer danos ao aprendizado quando usada repetidamente, sem diversificação, tornando a aula monótona e cansativa. O professor precisa fazer uso de várias ferramentas,trabalhando de diferentes formas.

Tecnologias digitais

§A escola não pode ficar alheia às novas tecnologias que fazem parte do cotidiano dos nativos digitais. Ela precisa se beneficiar dessa enorme quantidade de informações que essas tecnologias ofertam e trazer para dentro da sala de aula e transformá-la em conhecimento.
§Fazer uso dessas tecnologias possibilita uma aula diversificada e dinâmica , sobretudo com os sites educativos.Porém,elas precisam ser bem direcionadas e monitoradas,tendo objetivos bem claros e definidos pelo professor.A falta de orientação pode acarretar no risco de expor os alunos na Internet e ao acesso de sites indevidos.
§Percebe-se que as tecnologias digitais mais usadas no contexto escolar,aqui analisado,são o computador conectado à Internet,o datashowe,é claro,o celular.Para professores e futuros professores,a Internet é usada para o planejamento das aulas,realização das tarefas no moodle e também para a Comunicação.Os alunos entrevistados usam basicamente para relacionamento em redes sociais e jogos e,em menor proporção,a pesquisa.O celular é usado em todas as situações e por todas as idades.

Conclusão

§Em nenhum momento da história humana como a atual , as pessoas têm tanto acesso às tecnologias.Elas tomam conta de todos os lugares,claro que em diferentes proporções,mas cada vez mais as tecnologias digitais estão sendo incorporadas por todos os setores da sociedade.Em casa,no trabalho,na escola,a informação e a comunicação são instantâneas
Com certeza , as tecnologias devem fazer parte do cotidiano escolar.Contudo,nossas escolas devem ser preparadas e adequadas a isso;os professores devem buscar capacitação e tentar superara resistência no uso delas.Deve ficar claro que as tecnologias são mais uma ferramenta para os professores.Jamais poderão substituí-los.Elas possibilitam trazer uma quantidade enorme de informações para a sala de aula e o professor deve construir,junto com os alunos,o conhecimento.
§Para realizar este trabalho obtivemos uma boa aceitação pelos professores e alunos para a realização das entrevistas.Uma surpresa por todos do grupo,foi ter a oportunidade de conhecer vários sites educativos muito interessantes com atividades aplicáveis em sala de aula.
§Houve grandes dificuldades na compreensão das tarefas.Porém,estas foram superadas com o trabalho em grupo e o apoio recebido pelos tutores.

Referências Bibliográficas
KREUTZ, José Ricardo; DA SILVA, Cátia Simone Ribeiro. A tecnologia no contexto da cultura digital. Disponível em http://moodle.ufpel.edu.br/file.php/480/o_que_e_tecnologia_e_cultura_digital-silvia_resumido.pdf. Acesso em 19 de agosto de 2011.

XAVIER, Regina Trilho Otero. Tecnologias Educacionais digitais e não-digitais. Disponível em <http://moodle.ufpel.edu.br/file.php/480/educacao_do_campo_-_tecnologias_digitais_e_nao_digitais.pdf>. Acesso em 19 de agosto de 2011.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS MUDANÇAS QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS DA ESCRITA OFERTADA PELO COMPUTADOR E PELA INTERNET IMPRIMEM NO MEIO EDUCATIVO